Pela defesa dos direitos digitais em Portugal




Nos últimos meses temos estado a trabalhar afincadamente num projecto chamado Ciberlândia. A Ciberlândia é uma instância (servidor) de Mastodon, embora a vejamos mais como uma comunidade. Com as recentes notícias relativas ao Twitter, acreditamos que existe oportunidade para tentar cultivar uma comunidade única, ligada à cultura digital, que seja verdadeiramente interessante, empática e produtiva. Para além de todo o trabalho de administração de sistemas e de design realizado, focámo-nos particularmente em pensar o que queríamos dessa comunidade.

Achamos que é hora de enterrar o mantra “se não estás a pagar, então és tu o produto”. As plataformas livres têm outras regras, assentes na partilha e solidariedade, onde não tem de entrar a lógica do lucro rápido extractivista, nem a necessidade de polémica constante e eterna que alimente cliques com o episódio do momento.

O nome “Ciberlândia” é a pista do que nos motivou. Face ao desmoronamento de mais uma plataforma extractivista alimentada pelo “venture capital”, interessámo-nos por voltar a olhar para trás como forma de inspirar novos modelos de interagirmos online uns com os outros. O que nos move não é saudosismo, é reverência pelo que já foi feito: uma Internet mais simples, mais local, talvez menos user-friendly, mas sem dúvida mais humana. O nome desta instância, embora algo tolo numa primeira leitura, traduz bem as nossas motivações para este novo espaço online. Pretendemos celebrar a nossa cultura e alguns aspectos de uma Internet mais antiga que se foram perdendo, mas de que ainda nos lembramos; e essa memória é fundamental para conseguirmos pensar o que pode ser a Internet de amanhã.

Simultaneamente, queremos um espaço inclusivo, que tenha as ferramentas necessárias para lidar com as situações de abuso que por vezes acontecem e nem sempre com consequências. O Mastodon é também uma experiência e um palco de tensões. Sabemos que não é o espaço perfeito, ou sequer ideal. Mas é bem melhor que o que tínhamos à disposição. Entramos pelo fediverso adentro com convicção, sem euforias, mas com esperança, instalando-nos no meio de muitos para, modestamente, ajudar a fazer a diferença.

Seja na Ciberlândia, seja noutro servidor, se ainda não experimentaram, dêem uma oportunidade ao Mastodon (ou a qualquer das alternativas).

O Fediverso aguarda-vos.

https://ciberlandia.pt/