Pela defesa dos direitos digitais em Portugal




No passado dia 25 de Abril de 2020, no dia da Liberdade, a Associação D3 - Defesa dos Direitos Digitais tornou-se membro de pleno direito da European Digital Rights (EDRi), na sequência da Assembleia Geral de 2020 da EDRi.

Fundada em 2002, a EDRi é uma associação de organizações civis e de defesa dos direitos humanos de toda a Europa. A D3, que já possuia estatuto de observador na EDRi desde Dezembro de 2017, passa agora a ser membro efectivo da EDRi, sendo a única associação portuguesa.

A participação da D3 na EDRi e a colaboração com a vasta rede de entidades que a compõem tem desempenhado um papel fundamental para a D3, na prossecução da sua actividade de defesa dos direitos digitais.

Sobre a EDRi:

A tecnologia da informação tem um impacto revolucionário na nossa sociedade. Impulsionou a liberdade de comunicação e a democracia, mas conduziu também a novas abordagens de vigilância e é cada vez mais utilizada para impor restrições aos direitos fundamentais. Sempre que os direitos e liberdades dos cidadãos no ambiente digital são postos em perigo pelas acções de organismos políticos ou organizações privadas, nós asseguramos que são respeitados.

As principais prioridades da EDRi para os próximos anos são a privacidade, a vigilância, a neutralidade da rede e a reforma dos direitos de autor.