Pela defesa dos direitos digitais em Portugal




ACTUALIZAÇÃO: Inscrições abertas

Está actualmente em discussão na União Europeia uma reforma da legislação de direitos de autor. Estas reformas são raras, os seus efeitos costumam perdurar por muitos anos e as consequências das decisões que forem tomadas terão um impacto directo na vida de todos os cidadãos.

Em cooperação com a EDRi, COMMUNIA e Wikimedia, estamos a organizar um workshop dedicado à reforma europeia do direito de autor, os seus desafios, perigos e oportunidades.

 O que pensas de vir a ter todos os teus memes, textos de blog ou vídeos privados filtrados por uma máquina europeia de censura? O que achas de não poderes fazer cópias dos teus próprios conteúdos culturais? De que forma o direito de autor afecta a liberdade de expressão no nosso dia a dia? E acima de tudo, o que podemos fazer para, juntos, mudar esta situação em que multinacionais falam em nome dos autores e limitam os nossos direitos fundamentais?

Os objectivos da School of Rock(ing) EU Copyright passam por “abanar” os participantes e por formar uma equipa de “copyfighters” para lutar pelos direitos dos utilizadores na agenda legislativa europeia. Vamos debater sobre quais são os assuntos mais preocupantes para o interesse público e sobre o que podemos fazer para trazer o tema para o espaço público, de forma a chegar aos cidadãos e políticos, quer a nível europeu, quer a nível nacional.

 The School of Rock(ing) EU Copyright decorrerá em Lisboa (espaço a anunciar em breve), nos dias 20 e 21 de Outubro de 2017 (final de tarde de sexta-feira e Sábado durante todo o dia).
O workshop é destinado a cerca de 15 participantes, sendo leccionado em inglês. Está disponível apoio financeiro para despesas de deslocação e alojamento.

As candidaturas abrem por volta do final do presente mês.

RockCopy v1